Indicação de Anime: Odd Taxi


Informações basicas:
Quantidades de epsódios:
13 (23 minutos cada)
Status: Finalizado
Onde assistir: Crunchyroll
Universo: Uma série, um filme e um audio drama. 

   Em um universo de animais antropomórficos (também conhecido como furry), Na cidade de Tóquio, no Japão, Odokawa é um taxista de quarenta anos de pouco humor. Ele acaba se envolvendo em uma investigação da policia sobre uma adolescente desaparecida, que foi vista pela ultima vez pegando seu táxi. Hiroshi Odokawa tem um passado misterioso, foi abandonado pelos pais e viveu sozinho com a ajuda de uma fundação, nunca se casou, não tem muitos amigos, apesar dos poucos se importarem bastante com ele, e tem problemas constantes para dormir.

  Mas o problema maior não é a policia, um criminoso conhecido da máfia japonesa, Dobu, que por algum motivo também está procurando pela menina desaparecida e com a ajuda de um policial corrupto consegue o cartão de memoria do táxi com as gravações daquele dia. E como se isso não fosse ruim o suficiente, outras pessoas parecem demonstrar interesse no cartão de memória e testemunho do taxista. 

  Enquanto a trama vai acontecendo sem que a gente entenda muito bem onde tudo isso vai levar, vários personagens carismáticos vão surgindo, e em algum momento, todos eles passam pelo táxi de Odokawa, dá até uma sensação de que a cidade é pequena. Dentre eles temos Kabasawa, um jovem adulto que sonha em viralizar na internet; Imai, um moço que é um dos maiores fãs do grupo de idols Mystery Kiss, um grupo pequeno que ainda irá fazer sua estreia; a dupla de comediantes Baba e Shibagaki conhecidos como Homosapiens, entre outros. Até mesmo as próprias integrantes do Mystery Kiss junto de seu agente acabam passando pelo taxi de Odokawa. Além do taxi, tem outros personagens relacionados ao taxista que ganham destaque na série, o seu médico e amigo Gouriki e sua enfermeira assistente Shirakawam, seu amigo da adolescência Kakihana, um assalariado quarentão que sonha em se casar, e Harakada, dona de um restaurante bar que eles frequentam. 

  Além disso durante a trama vamos descobrindo que vários desses personagens acabam se conhecendo e tem ligações uns com os outros. Esse anime é um verdadeiro quebra-cabeças que ao decorrer dos episódios vai se encaixando e se conectando até que, ao chegar a conclusão, tudo faz sentido. Uma história de suspense e mistério leve, com um desenvolvimento bem rítmico que vai cativando mais a cada episódio. 

  O anime não foi tão popular aqui Brasil e também não ganhou dublagem, mas recebeu uma boa avaliação na critica e arrecadando uma boa quantidade de prêmios. No The Anime Awards 2022 do Crunchyroll levou Melhor Diretor e melhor protagonista. Mas sendo uma votação popular imagino que o fato do anime ter chego sem muito anuncio e bem perto próximo dá época de votação tenha colaborado com isso.  Já no Anime Awards Brasil realizado pelo Bento da Omelete e Anime Crazies, que juntou juri especializado com votos populares, Odd Taxi arrecabou cinco premiações incluindo Anime do Ano. 


  Filme: Odd Taxi Into the Woods

  A série até seu ultimo momento amarra todas as pontas soltas e soluciona tudo. Mas tem uma pequena cena no final que deixa em aberto. Mas não é aquele aberto ABERTO que realmente precisasse de um desfecho, poderia ser algo para deixar na imaginação dos expectadores. Mas ainda assim anunciaram um filme que seria uma adaptação da obra e também foi prometido um desfecho para o final da série. E isso aqui foi um problema. 

  A Chuncyroll também fez um grande movimento para o filme fazendo com que fosse exibido nos cinemas durante uma seção especial no final de semana. E eu fiquei bastante empolgada para assistir nos cinemas e sai bastante frustrada. 

  O filme basicamente resumiu todo o anime e contou com apenas alguns minutos de cenas inéditas. Quem for assistir sem conhecer a série, não vai ter a mesma sensação porque o filme corta muitos pedaços pontuais e o ritmo acelerado quebra a dinâmica da série, o plot twist não tem o mesmo impacto. Enquanto isso quem já assistiu a série só vê um reprise. 

As cenas novas consistem na maior parte do que parece ser entrevistas com os personagens e pouco acrescenta. E quanto ao desfecho final, continua algo vago de qualquer forma. Além disso tem cenas, imagens estáticas que passam durante os créditos, que só fazem sentido se você ouvir também uma radio drama que pouquíssimas. E, como a grande maioria das áudio dramas japonesas, ela não foi divulgada por aqui

  A série é fantástica e eu recomendo fortemente, é realmente um obra incrível. O filme apenas se você quiser sugar todos os segundos que esse universo pode oferecer, mas faça isso sabendo que a maior parte vai ficar revendo cenas. 

O primeiro episódio está disponivel gratuitamente no Youtube para quem quiser conhecer.


Já conhecia esse anime? Deixe nos comentários!

Comentários