Melhores do Meu Ano

Hello gente!

Sei que esse ano foi complicado pra todo mundo, as formas de arte em diversas midias foram responsáveis por me salvar (e a muita gente também). Por isso hoje eu decidi trazer aqui uma lista dos melhores do meu ano. Lembrando que não são coisas que lançaram este ano, mas que fizeram do meu ano melhor.


Melhor Filme

Memórias de Marnie


   Definitivamente virou meu filme favorito do Studio Ghibli. E eu ainda não consigo acreditar que perdeu o Oscar para Divertida Mente, mas né, americanos. O filme é baseado no romance When Marnie Was There (Quando Marnie Estava Lá, em tradução livre). E retrada a viagem de Anna, uma garota solitária que vai passar um tempo na casa de parentes no interior por conta de um problema de respiração. Lá ela encontra uma casarão abandonado, que de uma hora pra outra parece não ser abandonado e uma misteriosa garota chamada Marnie, a qual tem certeza de já ter visto em seus sonhos Como ela pode sonhar com uma menina que não conhecia? Realidade e fantasia se misturação em uma direção e fotografia maravilhosas até revelar finalmente qual é o segredo de Marnie, e quando isso acontece.... eu chorei tanto! Mas né, Ghibli sendo Ghibli. 

Melhor Serie

Cobra Kai


Karate Kid não é da minha época, e na real nunca tinha visto os filmes quando acordei um dia com meu irmão assistindo Cobra Kai, comecei a acompnhar com ele já na quase no final da primeira temporada, assistimos a segunda direto. Eu gostei tanto que resolvi assistir todos os 4 Karate Kid (o Jaden Smith não conta) e depois peguei o começo da serie que não tinha visto, e de quebra já reassisti a segunda também.  Não sei como uma série de um filme de sessão da tarde dos anos 80 pode ser tão boa, a forma como exploram de vários ângulos e com uma mentalidade atual, mas sem perder o encanto e a nostalgia é uma simetria perfeita. Nunca a antiga e a nova geração concordarem tanto em uma coisa, essa série é o máximo!


Melhor Jogo

Celeste

    Celeste foi criado por dois canadenses e e a arte feita por um estúdio para uma Game Jam (um evento onde desenvolvedores se reunem e criam um jogo em um prazo minusculo de 24 a 72 horas) e posteriormente lançado para pc e console em 2018. É um jogo em 16bit de plataforma com fases de enorme dificuldade e desafiadoras. A história, apesar de não parecer a primeira vista, é sensível e extremamente tocante.  Voce controla Madeline, uma moça que resolve se desafiar a subir a montanha Celeste em uma luta interna contra si mesma, literalmente, porque a montanha com seus poderes misteriosos separa uma parte de Maddie, e elas precisam se encarar.  No caminho ela faz um grande amigo, com quem se abre e se ajudam, além de um espirito de um hotel abandonado e uma velha caduca que mora na montanha. O jogo fala sobre depressão, ansiedade de uma forma tocante e com uma traço simples e fofo. E tambem possui um modo ajuda para facilita-lo caso a pessoa queria apenas acompanhar a história e não querer ou conseguir passar por toda dificuldade do jogo. 


Melhor Anime

Naruto

   É, pois é. Eu nunca gostei de Naruto, assisti no cartoon com meus 12 anos e só. Passei toda adolescência zoando otakus e principalmetne Naruto. Falei que nunca faria cosplay, que não tinha o menor interesse. Mas ano passado, depois de todo o tedio e já ter matado vários animes dublados da lista, minha irmã resolveu quebrar esse "tabu" interno e começamos a assistir, logo nossa sobrinha assistiu também, e nossa irmã mais velha mae dela. E ai no aniversário de um primo fizemos cosplay... e aí conhecemos o Amigo Oculto da Akatsuki do Voice Makers e o Rap do 7 Minutoz e virou um vicio. 

Melhor Manga

Beastars


   Nunca fui muito de ler manga a falta de cores e traços muito rabiscados me geravam dificuldades e desinteresse. Vi um bonequinho do Legoshi no Facebook e curti achando se tratar de um personagem original de lobisomem/furry e minha irmã me falou do que se tratava. Ela me mostrou a abertura do desenho e comprou o manga na livraria que ela trabalhava. Comecei a ler, amar demais e comprar o restante. Eu gosto de chamar Beastars de "Zootopia para adultos", em uma trama muito parecida com o universo construido nesse filme da Disney, mundo pertence a animais humanoides e racionais, onde herbivoros e carnivoros precisam coexistir pacificamente e devorar outro animal é um enorme crime e tabu. O personagem central é Legoshi, um loobo cinzento esquisito por ser calmo, pacifico e timido, não usufruindo de toda sua força como um canirvoso poderoso. Ele se apaixona por Haru, uma coelha desinibida e livre de redeas sexuais (basicamente é tratada como uma v@d`a pelos colegas) e precisa lugar contra seu instinto natural de predador para não devora-la. Mas a trama não é só romancinho adolescente, lobo no começo ocorre um assasinato na escola, um aluno herbivoro é devorado. Cara vez que o tabu acontece ou é mencionado, é pesado, sofrido, cru e viceral, mas não pendendo pro gore. O Traço é limpo e simples, facilitando bem a leitura e entendimento das cenas. 

Melhor Livro

Selva de Batom


Primeiro vou deixar claro, com vergonha, que não, este não foi o melhor livro que li esse ano, mas sim o ÚNICO que li inteiro, além de outros dois iniciados. Por isso o coloquei aqui. O livro conta a história de três amigas vem sucedidas vivendo em Novar York em suas casas dos 40 anos. O livro é fútil, cada uma das mulhres enfrentam seus problemas, uma com a empresa de moda quase afundando, outra arruma um amante e a outra encara um divorcio. Não tem muita perspectiva e tudo se resolve de forma quase que milagrosa no final. Ele foi adaptado em uma série que era exibida na Fox e teve duas temporadas. É da mesma criadora de Sex And the City. Tem um post de resenha dele nos rascunhos para ser liberado. 

Comentários

Postar um comentário