Se você não é fã assíduo de Crash Bandicoot, provavelmente nem deve saber quem é a personagem pelo nome. Mas se você jogou o primeiro Crash Bandicoot no PS1 ou o remake de PS4, você provavelmente a conhece como a "mulher do bônus".
Tawna Bandicoot não teve dos melhores inícios, foi criada em 1996 como a namorada em apuros. hiperssexualizada, inspirada na Pamela Anderson. Imagino que, como concorrente do Mario, a ideia seria que ela fosse um tipo de sátira. Mas se foi realmente isso, não deu muito certo. A personagem então foi retirada do jogo e substituída por Coco Bandicoot, irmã de Crash, por ser considerada inapropriada para um jogo infantil.
No Japão, lançaram um mangá junto com Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back. Nele conta que Tawna e Crash terminaram e agora ela namorava o rato gangster Pinstripe (um dos boss do primeiro jogo). No manual japonês também foi adicionada essa informação para explicar a ausência dela. Mas isso não é considerado canônica por estar apenas no manual japonês e não no original americano.
Até então a personagem não havia feito mais aparições. Ela apenas voltou no Crash Boom Bang, um jogo de minigames para Nintendo DS (e considerado um dos piores da franquia). Onde ela aparece com Pinstripe, dando a entender que talvez o relacionamento deles tenha sido canonizado. E o visual dela não teve alterações, muito pelo contrario, a roupa até encurtou.
Tawna em Crash Team Racing Nitro Fueled
Ela então voltou a reaparecer na N' Sane Trilogy. Claro que sendo o remake fiel dos clássico, ela não podia ficar de fora. Nele já teve uma leve alteração no visual, ficou menos sexualizada apesar de ainda manter as feições mais humanizadas que os demais. Neste jogo também tem um grande diferencial, há uma pequena cutscenne onde mostra Tawna lutando e socando os cientistas assistentes na tentativa de fugir.
Ela volta finalmente como personagem jogável em Crash Team Racing Nitro Fueled. Como uma mulher inteligente e determinada a ganhar. E tem até várias roupinhas.
Concept Arts criados para Crash Bandicoot 4: It's About Time
E mais uma vez ela voltará ao jogo, desta vez, totalmente diferente. Em uma realidade alternativa criada pelas alterações no tempo de Neo Cortex e N. Tropy, Tawna é uma Bandicoot completamente diferente. Aparentemente, sem os heróis por perto, ela teve que tomar toda a dianteira e se virar na luta. O visual dela é bem rebelde, de Resistência, algo meio Mad Max. Além disso, ela também ganhou um corpo mais proporcional e um rosto mais animalesco. Tawna usa um gancho para se locomover de forma ágil e tem uma postura totalmente independente, "Eu trabalho sozinha".
Concept Art da versão final de Crash Bandicoot 4: It's About Time
Tawna é um grande exemplo de como o mundo dos games está evoluindo (e precisa estar) com a sociedade. Uma personagem totalmente sexualizada, que parecia mais humana que bandicoot, sem personalidade, feita apenas como objeto de resgate, sem uma fala sequer se tornou uma mulher inteligente e independente. Esse visual provavelmente ficará apenas como "realidade alternativa". Mas espero que suas novas feições sejam mantidas futuramente mesmo com shorts e camiseta.
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