[Review] Filme Pokemon: Detetive Pikachu (2019)



Titulo original: Pokémon Detective Pikachu
Gênero: Ação, Aventura
Lançamento: 9 de Maio de 2019
Duração:  1h45m
Distribuição: Warner Bros 
Direção: Rob Letterman
Roteiro: Rob Letterman, Derek Connolly, Nicole Pearlman
Trilha Sonora: Henry Jackman
Produção: Mary Parent, Cale Boyter
Elenco: Ryan Reynolds, Justice Smith, Bill Nighy, Ken Watanabe, Chris Geere, Suki Waterhouse, Rita Ora, Karan Soni, Omar Chaparro, Priyanga Burford, Bernardo Santos 
Sinopse:

   "O desaparecimento do detetive Harry Goodman faz com que seu filho Tim (Justice Smith) parta à sua procura. Ao seu lado ele conta com Pikachu, o antigo parceiro Pokémon de seu pai, que perdeu a memória recentemente. Juntos, eles percorrem as ruas da metrópole de Ryme City, onde humanos e Pokémon vivem em harmonia... por enquanto."



   Eu me lembro de quando eu vi esse trailer, alguns amigos fãs do desenho antigo e saudosistas de Pokemon ficaram bem bravos com o teor do filme. Eu nem sequer sabia que existia o próprio game Detective Pikachu(o qual agora estou bastante ansiosa para jogar agora) e que o filme era baseado nele, mas eu ADOREI o trailer e fiquei bem empolgada e curiosa para assistir.


    O filme trás um ambiente mais realista em um universo mais parecido com o nosso, cidades grandes, carros, a unica diferença é que em vez de animais, vimos pokemons, mas no caso do filme, as pessoas andam pra lá e pra cá com seu bichinho, imagina tu indo trabalhar, com seu cachorro junto? No filme também tem um conceito de "pokemon parceiro", aparentemente cada pessoa tem apenas um pokemon, pelo menos os mostrados no filme, não foi explorado e não sabemos se existe a ideia de "mestre pokemon" por capturar todos os bichinhos igual ao anime e outros games.


   O protagonista Tim Goodman é o diferentão, ele não tem um pokemon e não quer saber de ter, por mais que todos os amigos e colegas achem esquisito e o tentem convence-lo a arrumar um amiguinho. Isso tem a ver com a relação que teve com seu pai detetive, que, logo no começo do filme, é supostamente morto em uma operação.


   Quando Tim vai ao apartamento do pai para organizar as coisas, ele se depara com um Pikachu que para seu espanto, consegue conversar com ele. Sem sua memória, Pikachu está em busca de seu parceiro e de saber o aconteceu com eles. Um substancia que ele encontra no apartamento do pai, aparentemente parte da investigação que causou sua morte, é liberada e acaba infectando um bando de Aipom e os tornando selvagens e agressivos.


  Obrigado a fugir junto do Pikachu fanfarrão, Tim começa a busca para entender o que está acontecendo. No meio do caminho ele se tomba com Lucy Stevens, uma aspirante a repórter acompanhada de seu Psyduck. Lucy é vizinha do detetive Goodman e já estranhava a situação, usando seu "faro para grandes matérias" ela resolve ajudar.


  O filme não fez muito sucesso por ser bastante divisor de publicos. Enquanto para os adultos, fãs veterenos da franquia, o filme não surpreendeu, sem contar a parte saudosista que detestou a ideia. Justice não tem carisma como protagonista, o filme possui um tom obscuro em muitas cenas, apesar de compensar em outras com alívios cômicos. As demais atuações são irrelevantes ou estereotipadas. E o enredo em si se desenrola de maneira um pouco monótona.


  Também não contou com muitos elementos principais de pokemon como as capturas e batalhas entre Pokemons, salvo um ringue de batalhas clandestinas que aparece por pouco tempo. O que mais chamou atenção nesse filme foi design dos pokemons, bem realistas, porém temos uma quantidade de cerca de 20 Pokemons, com pouquissimo tempo de tela para a maioria. Em cenas de multidões, vemos muitas repetições de pokemons.



  Para os fãs veteranos, ainda possuímos alguns pontos positivos, vários easter-eggs e referencias:

  Na primeira cena, encontramos Justice e um amigo o encoragando a capturar um Cubone para ser seu pokemon. Na Pokedex nos jogos, é dito que o Cubone usa o crânio de sua falecida mãe na cabeça. E esse fato é mencionado durante a conversa dos dois.

 Também tem uma pequena cena da Liga Pokemon, onde vemos um lutador vestido exatamente ao Red, protagonista do primeiro Pokemon, que inspirou o Ash do anime. O ator que deu vida ao cameo é Ryoma Takeuchi, ator conhecido por doramas coreanos.

  Durante uma caminhada em sua busca, vemos Pikachu cantando a abertura da primeira temporada do desenho. "Esse é meu jeito de viver, ninguém nunca foi igual" (eu sei que você leu cantando).

  Ditto, um pokemon criado em laboratório como uma tentativa de clone do Mew, também aparece fazendo suas referências ao game. Além disso, ele permanece com os olhos em bolinhas igual à um Ditto especifico que aparece no anime, que tem dificuldade de copiar o rosto de outros pokemons. Este, no caso, se transforma até em pessoas, o que é bem creepy.

  No quarto de Tim, podemos ver vários posters das ligas Johto, Kanto e Cerulean, bonecos e o card game de Pokemon.

  No decorrer do filme os personagens descobrem que Mew Two fugiu foi visto pela ultima vez fugindo de Kanto há 20 anos, o que bate com o primeiro filme do Pokemon, onde Mew Two é o antagonista.

  No Escritório de Bill Nighty, há um estátua de Arceus, o Deus Pokemon. E também é possível ouvir personagens falando pelo amor de Arceus”, durante o filme. 

   Na cena do bar, vemos Jigglypuff cantando no microfone, assim como a incônica bolinha rosa fazia no anime.

 Tim está usa em boa parte do filme uma camiseta de Unown.


  Eu, pessoalmente, vou dizer que faço parte da pequena parcela de marmanjos que AMOU o filme. O tom de piadas sacanasdo Ryan Reinalds, mesmo que dublador por Felipe, foi bastante divertido, as cenas cômicas como a participação do Mr. Mime, me fizeram chorar de rir. A cena dos Torterras gigantes me deixou empolgada igual a uma criança na cadeira do cinema. Adorei os redesigms realistas dos pokemons e queria muito ver mais deles no mesmo padrão.  O filme reacendeu uma paixão que eu tinha na infância por Pokemon, a mesma que PokemonGo ja havia acendido e apagado novamente. E o desfecho final, um tanto clichê, talvez, mas achei surpreendente e diferenciado. Um universo muito grande para caber em um filme, ê claro que não poderia rer um resultado 100%, mas eu gostei muito do que eu vi.

Comentários