[Tary's Library] House of Night vol.1 - Marcada




Série: House of Night
Volume: 1 - Marcada (Marked)
Autor: Phyllis Cast (P. C. Cast) e Kristin Cast
Editora: Novo Século
Ano: 2009
328 páginas
Onde comprar: Submarino / Saraiva / Americanas
Sinopse:

Em The House of Night você vai conhecer um mundo parecido com o nosso,exceto pelo fato de que nele os vampiros sempre existiram e convivem tranquilamente com as pessoas normais. No primeiro volume, Marcada, Zoey, uma garota de 16 anos,acaba de receber uma marca que vai transformar a sua vida por completo.Zoey terá que se afastar de seus amigos e de tudo aquilo que fazia parte da sua vida até então.A menina vai se transformar em vampira e usufruir de poderes que ela nem imaginava possuir. Mas para isso ela precisa suportar o difícil período de transformação,caso contrário morrerá.

  Já fazia um bom tempo que este livro estava na minha lista. Ano passado, li uma coletanea organizada pela P.C. onde havia um conto de Kristin também, o Imortal. Quando o Submarino o fez por 9,90 não pude recusar. Uma amiga já havia me falado sobre ele a muito tempo atrás, mas eu nem lembrava direito o que ela tinha contado sobre ele.

  Bom, eu até que gostei desse livro, os personagens são muito legais, são bonitos, tem personalidade forte e cada um tem uma história muito legal.

  Porém, assim como dizem que Crepúsculo são fadas e não vampiros (Não estou querendo comparar essa obra com Crepúsculo, pelo amor do MDEV, Meyer nunca irá escrever como P.C. Cast), eu acho que estes vampiros estão mais para bruxos, ou algo do gênero que vampiros propriamente ditos.

  Vamos lá, em primeiro lugar, os vampiros não tem presas??? Ok, liberdade de expressão, todo mundo pode viajar do jeito que quiser para escrever um livro, mas tirar dos seres sobrenaturais mais poderosos uma de suas principais características?

   Outra, como não há presas, a Marca, é feita por um vampiro especifico denominado Rastreador, no qual ele escolhe a pessoa e a aponta, assim, uma marca de lua fica marcada na testa da pessoa (nem um pouco chamativo né? kkk). Além disso, a transformação, que normalmente dura de minutos à horas, demora cerca de 4 anos, onde os humanos podem morrer no processo, caso seu corpo rejeite a transformação. E quando a transformação está completa, tatuagens suaves ao redor do rosto vindos da Marca aparecem no vampiro.

  No livro, os vampiros cultuam uma deusa, a Nyx, num ritual onde invocam os 5 elementos (ar, fogo, água, terra e o espirito) e a homenageiam. Até aí tudo bem, em várias obras, desde Anne Rice à True Blood os vampiros cultuam um ser feminino. Mas os rituais são bem frequentes neste livro e é tudo envolto em uma magia mais comum de bruxos e conjuradores do que de vamps.

  Apesar de tudo isso, o livro não é ruim, apesar de ter descaracterizado um pouco os seres das trevas, o modo como as autoras colocaram a magia em relação a tudo foi muito legal. E não só isso, não é uma história pré-juvenil, afinal, os personagens tem que aprender a lidar com a morte frequente de pessoas próximas, por causa da transformação rejeita, e se preocupar com a possibilidade de acontecer com eles. Além do mais apresente tudo de um universo adolescente-avançado (sexo, drogas, etc, e pelo que me lembro do que minha amiga falou, vai ter mais disso nos outros livros).

   Durante os 4 anos os marcados se mudam para a Morada da Noite, onde aprenderam sobre suas novas vidas. Também lhes é dada a oportunidade de mudar de nome, para começar de novo. Suas aulas vão desde as mais comuns como literatura e espanhol, à outras diferentes como esgrima e equitação, ou à mais distintas como Sociologia Vampírica. Uma hogwarts para vampiros.

  A narraiva é animada, daquelas que você só quer parar para comer e dormir, e é rico em detalhes, mostrando um amplo universo de magia (não daqueles onde a magia é completamente espontânea e sem sentido, muitas vezes os personagens falam sobre rituais, ceitas, e materiais certos para cada tipo de circulo, o que achei bastante legal). E mesmo assim é usada uma linguagem bem adolescente, já que é narrado em primeira pessoa.

  Concluindo, para algumas pessoas que gostam demais de vampiros, talvez não irão gostar desse livro por causas dessas viagens das autoras que eu falei. Mas acho que para quem curte diversos tipos de fantasia, desde espiritos, bruxos, etc, esse livro vai ser muito interessante.


Outras capas:



Comentários

  1. Não é meu tipo de leitura, mas pelo que você escreveu me interessei (: Parece bom

    ResponderExcluir
  2. Sempre me falaram muito mal desse livro,mas a sua resenha ta boa. Voce acha que vale a pena?
    Ela Fora do Comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha ouvido falar mal dele eu acho, só esta minha amiga, mas ela também gosta dessa série. Foi o que falei, se você gostar de vampiros como eles são e não quiser sair da "zona de conforto" para aprecia-lo, não vai valer. Mas eu achei que vale sim.

      Bites!

      Excluir
  3. Curti a postagem e me interessei de ler o livro. Me parece uma Hogwarts com um toque de vampirismo. Haha. Bjs

    http://utopianongrata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí mesmo! Mas mostra um lado dos adolescente que Harry Potter não mostra 8) kkkk

      Bites!

      Excluir
  4. Nunca ouvi falar. Me interessei bastante pelo contexto. Sem falar que vampiros e xumbis são foda. Estou lendo o 2º Livro do TWD, mt bom tbm! http://eticeteracoisaetal.blogspot.com.br/
    http://instagram.com/brunahelayne
    http://www.youtube.com/brunaahelayne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que ce nunca ouviu nem falar? Eu nunca ouvi muita gente falando sobre ele, na verdade, mas eu sempre encontrava ele nas livrarias, bem nítidos. Minha irmã leu os dois do The Walking Dead, eu ainda não li nenhum.

      Bites!

      Excluir

Postar um comentário