[Universo Alternativo] Projeto de Escrita Mensal: Fevereiro

   O Projeto de Escrita Mensal é um projeto de blogagem coletiva do grupo Universo Alternativo, criado pela Jacque do blog 4sphyxi4, para nos incitar a escrever. Cada mês haverá um tema especifico. Confira o de Janeiro.








  Este mês me pegou, realmente, é um assunto que ainda não tinha parado para analisar. Vou tentar separar em tópicos para facilitar.


- Interagir com outros blogueiros é importante.  
Não adianta fazer um textão mega legal  pans e só jogar o link nos lugares e esperar que chovam comentários. Claro que o tema irá convidar pessoas mesmo que não conheçam seu blog, mas interagir e manter contato com outros blogs é primordial. A base da sociedade é amizade e contato, coletividade. Não é porque cada um está na frente do seu aparelho que ela não existe.


- Interagir com outros blogueiros é importante, mas ser babaca não.
Muitas blogueiras costumam retribuir comentários em blogs de pessoas que comentaram no seu próprio. Isso não se trata de "like4like" e "troca de seguidores" e "hey, te dou tantos comentários se você me dar tantos". É questão de educação e empatia, sabemos que gostamos de ver pessoas opinando e se interessando pelo que escrevemos, sentimos nosso trabalho reconhecido, e por isso sentimos que devemos ajudar os outros a se sentirem assim, ajudando uns aos outros a crescer. Por isso não é nem um pouco legal chegar comentando qualquer coisa como "legal" "bacana" "oi adorei seu blog segue lá  o meu", esperando que a pessoa irá, o que é retribuído não é o numero, e sim o apoio. Eu não preciso de um comentário no meu blog para querer comentar no post que eu gosto de alguém, e se a pessoa não se interessar o suficiente em nada do que eu postei para querer comentar, ela tem todo o direito de não o fazer.


- Conheci pessoas incríveis que não estão próximas a mim, mas estão.
Aqui é um espaço que uso para dar minha opinião sobre coisas e falar de coisas sobre mim, coisas que as vezes não interessam nem para quem vive comigo todo dia, mas pareceram interessar para quem é de longe, ou até nunca me viu pessoalmente. E também conheci pessoas maravilhosas pela qual simpatizei e espero muito conhecer pessoalmente algum dia.


- Grupos de Blogs são muito legais.
Neles pessoas se dedicam e se mobilizam para criar projetos de interação entre blogs, blogagens coletivas e sempre criando coisas novas para não estagnar o grupo e se tornar apenas um lugar para jogar links, e lá encontramos pessoas que querem interagir de verdade e possivelmente fazer novas amizades. (Então não entre em grupos para serem os babacas do segundo item)


- É importante dar um tempo quando precisar.
Já vi inúmeras amigas saindo e voltando para o blog, as vezes em blogs novos, as vezes no mesmo. Se dê um tempo se tu não se identifica mais com o que tem ali, se reorganize, se encontre, e demore o tempo que demorar,. Seu blog é seu espaço e (para mim) sua identidade, não têm que faze-lo por mera obrigação, amigos blogueiros de verdade vão entender seu sumiço. 


- Nem tudo o que postamos é interessante para todo mundo que nos acompanha.
Alguns determinados posts serão menos comentados que outros, não quer dizer que a pessoa pararam de gostar de ti, mas (como já disse) comentar por comentar não rola né? A vezes fazemos uma série de posts seguidos que alguém não tem ideia do que comentar, as vezes as pessoas se ausentam dos computadores por outros (bons) motivos, não quer dizer que a pessoa te abandonou, ou só te seguiu e comentou para receber retribuição. 


-Números pouco significam 
Não importa se você tem 13, 130, 1300 seguidores ou comentários. O que importa é o que eles dizem, como se relacionam contigo e como você se relaciona com eles. 



Fora os fatores coletivos, também tem outras coisas um tanto mais técnicas que aprendi observando outros blogueiros como:

  • - Colocar imagens em alternância com os parágrafos para dinamizar a leitura, e se puder ser fotos tiradas por nós mesmos, melhor ainda. Quando não tiver como ter imagens (como neste mesmo post, não consegui pensar em nada para ilustras), deixar um bom intervalo entre os parágrafos já ajuda. 


  • -Peguei gosto por um blog mais clean, apesar de ainda ser uma pessoa ainda exagerada. No que antes adorava preencher com qualquer tipo de informação ou simbolo, percebi que menos é mais.  


Estes são os pontos que eu consegui absorver (e lembrar neste momento) sobre minha experiencia no blog, nada foi dito aqui como verdade absoluta, nem para julgar ou ofender alguém (acho que não custa esclarecer, vai que né)


Blogs participantes:

Comentários

  1. É incrível como vamos pegando o jeito com a maneira de escrever também, né?! Vamos percebendo o que agrada mais ao visual, e como fazê-lo, isso é muito bom. Concordo com muita coisa do que disse, principalmente dessas pessoas que apenas "jogam" o link, e querem crescer assim... a interatividade é de vital importância mesmo! Fico feliz que goste do grupo, e que esteja gostando do projeto... <3 Beijão linda!

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém cresce sozinho nessa vida, isso é a maior realidade que já aprendi. O grupo é maravilhoso, e o projeto também!

      Bites!

      Excluir
  2. A pior coisa do mundo é você fazer um post com todo amor e dedicação e chegar gente que comenta 'legal, segue de volta?' Aaaaah, dá vontade de pegar essa pessoa e jogar ela no precipício da internet. hauhauahuahau
    Beijos!!!


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos eu tenho uma impressão que a galera foi tomando mais simacol e parando com o "segue de volta". Ou eu que me afastei de grupos que tinha mais gente dessa laia (esse povo comunzinho com blog de moda sem personalidade sabe?). Mas ainda ano passado veio mina comentando "que legal" em vários posts meus e gente comentando só pra avisar que tinha sorteio novo, nem falando nada do post.

      Bites!
      Tary Belmont

      Excluir
  3. O segundo fato é super irritante, afinal quem gosta desses tipos de comentários né, fala sério, e quando você não retribui aquele comentário ainda ficam com raiva. Desculpem-me mas eu só sigo porque gosto, só comento porque curti, e assim vai.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um povo muito random, se tivesse algum programa que fizesse comentários padronizados igual desses spans no Instagram, certeza que usariam.

      Bites!

      Excluir
  4. O penúltimo item foi o que achei mais interessante, pq pode ser que a gente se sinta "obrigada" a acompanhar cada atualização de cada blog que tá lá salvo nos favoritos, mas não. Tem blogs que eu amo quando postam sobre determinado assunto, já outros temas não me interessam e eu nem abro o link, e isso que é bacana, se conectar com pessoas que tem algo a ver com a gente sem serem necessariamente muito semelhantes.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é algo que nunca tinha ouvido alguém comentar, mas me lembrei de certas situações que achei necessário falar sobre. Já teve menina que eu conheci e comecei a acompanhar e comentei umas postagens seguidas dela, aí eu fiquei umas 3 sem comentar e a menina até parou de me seguir no blog, no twitter, no instagram. Eu fiquei tipo ???? Não sabia que tinha obrigação de gostar de tudo sabe?

      Bites!
      Tary Belmont

      Excluir
  5. Bahhh, esse tipo de comentários são os mais irritantes, fala sério... Ou os de quem lê duas frases do seu post e acha que leu tudo UAUAUAHUAHUAHAU
    Eu demorei pra entender que alguns temas são mais interessantes e outros menos, mas decidi não deixar de postar, gosto dos posts mesmo assim! É muito importante dar um tempo quando necessário, nem que seja de 3 dias sem se preocupar com o blog. Pra mim super funciona! <3
    Beijoooo!

    https://vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já teve época que fiquei meses sem postar por qui. Foi em 2013 ou 14 se não me engano que decidi manter um ritmo de no minimo um post por semana, mas ainda sim tem semana que não sai nada, e tem semana que sai 2. Mas acho que mesmo sabendo que um post vai ser mais interessante que outros para o publico, o importante é falarmos o que queremos e o que gostamos, independente de quantas pessoas alcançar.

      Bites!

      Excluir
  6. Meu deus como esses comentários clichês e vazios de "tem post novo, olha lá" num post super legal são irritantes, né? É o atestado de que a pessoa simplesmente não liga pro teu conteúdo, mas precisa promover a si mesma independente disso.

    Eu tenho muito essa coisa de períodos de sumiço do blog e retornos inesperados e, realmente, se não partir da gente mesmo a interação, meio que não adianta postar um milhão de coisas novas - pq ninguém lerá.

    Beijos! ^^

    A Guria de Moletom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O esquema é comentar no que sentir vontade de comentar. Se todos fizerem isso, tá tudo bem.

      Bites!

      Excluir
  7. Concordo com tudo! Realmente a blogsfera é lugar para interagir, conhecer pessoas e nos aprimorar cada vez mais. Números e seguidores são consequência disso :) Também gosto muito de grupos! Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o seu ponto de vista.
    Dicas anotadas!
    Vlw!

    ResponderExcluir

Postar um comentário