Games para quem gosta de Dança

   Como pratico dança e também sou apaixonada por vídeo games a longa data, resolvi mesclar essas duas paixões e trazer este post mostrando vários jogos relacionados a dança, alguns mais "interativos" e outros mais na temática mesmo.


Série Dance Dance Revolution
   Da empresa Konami (a mesma de Castlevania) Um dos clássicos, tem mais de 50 títulos lançados para arcade e diversos consoles, os mais conhecidos para Playstation e Playstation 2, é bastante famoso pelo inovador (na época) sistema de controle-"tapete", mas pouco popular pela seleção de musicas no jogo. Uma curiosidade é que existe um game para Game Cube, o DDR Mario Mix, especial de Mario Bros, até com tapete temático. Este faz parte da minha infância, sem o primeiro game de Playstation que joguei, eu e minha irmã eramos bastante viciadas nele.



Série Pump It Up
  Lançado pouco tempo depois do DDR por uma empresa sul-coreana, o Pump It Up possui o mesmo estilo. A  Konami processou por plagio, mas perdeu por ser "diferente" nos botões, sendo cinco e não quatro e serem diagonal e centro, exatamente os que a Konami não usa. O único console que possui esse jogo é o X-Box sendo o restante dos games para arcade, 21 versões no total. Tem a mesma falta de musicas populares que DDR. Eu prefiro DDR pela seleção de músicas ser melhor e por ter personagens carismáticos, fora que como possuo playstation, o game é mais acessível. No entanto o Pump It é mais popular no Brasil, chegando a ter uma época em eventos onde havia campeonatos no palco principal e também é bem mais fácil de ser achado em fliperamas de Shoppings, e as máquinas também são bem mais potentes.


Just Dance
   Desenvolvido pela Ubisoft. Eu gosto de dizer que o JD é o descendente do DDR.  tendo até agora três versões para Nintendo Wii. Tem musicas mais famosas e atuais, como Britney Spears, Ke$ha, Lady Gaga, Avril Lavigne. Usa o sensor do Wii Remote, cada música possui um bailarino caracterizado e coreografias próprias, diferente da geração anterior, onde "dançar" no vídeo game era ficar apertando botões no chão, este mexe ainda mais com a cordenação motora. 


Dance Central
   Se para mim Just Dance é um tipo de descendente de DDR, Dance Central é o descendente de Pump It Up. Exclusivo para Knect, XBox 360, como usa o sistema de câmera, tem muito mais liberdade em movimentos, enquanto o Wii Remote só captura os movimentos da mão direita. Também no mesmo esquema de Just Dance em relação as musicas, coisas mais famosas. Diferente do JD, existem personagens próprios e um "modo história". Eu prefiro o JD por conta da variação de estilos e temáticas das músicas, enquanto o DC é muito mais voltado para as danças urbanas, com as batalhas e muitas vezes os paços não combinam com musicalidade. 


Bust A Move/ Bust A Groove
   É um jogo de batalha de dança  onde os personagens se desafiam. Tem três jogos na série, dois para Play 1, um para Play 2, o ultimo só em Japonês. Mudou o nome para Bust A Groove no americano por que a série Puzzle Bobble já tinha sido mudada para Bust A Move (que confusão). Meu pai o comprou achando que seria para jogar com o tapete do DDR, mas outro jogo totalmente diferente. Na época não joguei muito, achei a jogabilidade bem confusa apesar dos personagens serem bem legais.


Dance! Dance! Dance!
   Também compramos quando era menor achando que funcionava no tapete, e o curioso é que também é da Konami. A jogabilidade é igual ao Bust A Move. O jogo só foi lançado no japão,n ão encontrei nenhuma informação relevante sobre ele. Também de Playstation 1.


Osu! Tatakae! Ouendan
   Para Nintendo DS. Uma organização de agentes(e um grupo de lideres de torcida no modo mais difícil), tem a função de ajudar pessoas em péssima situação através da musica. O jeito de jogar é na touch screen, aparece bolinhas na tela com números para ir na sequência, mudando a cor se mudar a velocidade, enquanto você joga os personagens dançam ao fundo, a ideia é você ir bem na dança para ajudar quem pediu socorro, se for mal, a pessoa se dana. Tem musicas japonesas que não são populares fora do Japão, com exceção de "Ready Steady Go" de L'Arc-en-Ciel, a segunda abertura do anime Full MetalAlchemist


Elite Beat Agents
   Também de DS é na verdade a versão americana do Ouendan. Foi bem modificada,  em vez dos agentes serem em estilo samurai, são clássicos agentes americanos (ternos, óculos escuros...) e as lideres de torcida são em estilo texano, as situações são diferentes. As musicas que já são mais populares no Ocidente como "Material Girl" da Madonna e  "Highway Star" do Deep Purple. Ouendan é considerado mais difícil que Elite. O jogabilidade é a mesma.


Michael Jackson: The Experience
   Também da Ubisoft (a mesma de JD), em homenagem ao grande Michael, tem versões para Xbox 360, Playstation 3, Nintendo Wii, e Nintendo DS. Possui as musicas de grande sucesso de Michael, Thriller, Beat it, Bad, entre outras. Nos consoles a Jogablidade é igual ao Just Dance, no portátil, é a mesma de Elite Beat Agents/ Ouendan.

Hatsune Miku Project Diva
   Para PSP. Esse é meio dança meio musica, baseado nos personagens e nas musicas do programa Vocaloid, sintetizador de voz, e Miku Miku Dance, de criar coreorafia. Digo meio dança meio musica pois algunas tem dança e outras não, os personagens cantam e alguns tocam instrumentos. É mais ou menos semelhante ao Ouendan, mas como não tem tela touch se usa os botões. Tem as musicas mais populares como World Is Mine, Butterfly, Magnet e outras e os personagens Miku, Rin e Len Kagamine, Kaito, Luka e Meiko.


All Star Cheer Squad
  Possui versões para Wii e para DS. O DS voce cria sua personagem e vai para um Campus de Cheerleading, onde tem varias equipes, você escolhe uma para entrar e treina as rotinas, movimentos, força, equilibro, etc e se socializa com as outras. No DS o esquema é o mesmo de outros jogos de dança, o de Wii, se usa o remote com o nunchuck.


Série Imagine

A série Imagine da Ubisoft (a mesma de JD e MJ Exp)  que possui jogos para DS e Wii, é de jogos simuladores para meninas, de maquiagem, desfile, dança entre outros. Me focando nos de dança, são simuladores de tipos de dança específicos.

Imagine Modern Dancer
   Apesar de se chamar "Dancino Moderno" possui elementos de Ginastica Ritmica, a personagem usa os aparelhos Bola e Fita para dançar e faz muitos movimentos conhecidos da modalidade. Apenas o não os figurinos não são os usados na GR, mas também não se aproximam em nada da dança modena.  Outro jogo que se aproveitou a jogabilidade criada no Ouendan.


Imagine Ballet Dancer
   Simulador de ballet, dos três do post, é o melhor. Dá para escolher entre três personagens que possuem histórias diferentes, Keira, uma garota feliz que dança por instinto e sonha ser bailarina profissional; Margatere intercambista alemã, tinha uma irmã gêmea que sempre a superava, que morreu num acidente e promete ser a melhor em nome dela(a mais emocionante T.T); e Swan vinda de família rica, divide a paixão entre o Violino e o Ballet , sempre triste pois seus pais estão sempre viajando e nunca a veem no palco, tanto tocando quanto dançando. E também, a lá Ouendan e possui minigames do mesmo estilo para melhoar as habilidades. Se treina o passo separado e depois os repertórios, é bem feitinho, dá os nomes dos passos, o descreve, e mostra a historia dos repertórios clássicos de ballet, e também uma listinha de exercícios que pode ser feito em casa.


Imagine Ice Champions

   Simulador de Patinação Artística, tão bem feito quanto o Ballet Dancer, é basicamente basicamente a mesma coisa, porém nos moldes de competições de patinação.


Imagine Gymnast
  Este se trata de Ginástica Olímpica, mais popular que Rítmica, não joguei muito para conhecer a história, mas o jogo é basicamente treinar todas as modalidades para ser medialista de ouro, na mesma jogabilidade dos anteriores.

Imagine Cheerleader
   Durante um jogo, duas meninas de uma escola veem que seu time está sem lideres de torcida e resolvem dar uma animada, curitndo o momento, continuam praticando cheerleading. Bem zoado o esquema de stylus desse.


Diva Girls: Diva Ballerina
  Também de uma série de simuladores de DS,  tem jogabilidade semelhante ao Ouendan também, de Wii, movimentos com Wii Remote e Wii Fit. Dos games de Ballet é o mais zoadinho, pra quem manja, é perceptível as falhas nos movimentos, mas não deixa de ser legal. A serie também tem outros dois jogos. o Diva Dancer e o Princess On Ice.


Let's Play Ballerina
  Mais uma série de simuladores, porém o único de dança. Este é meio paradinho mas também é legal, a protagonista é uma menina de 12 anos que entra com a melhor amiga para uma companhia de ballet, onde faz aulas e ensaia repertórios com ela, conhece um garoto e a clássica menina rival. Jogabilidade de igual ao do Ouendan também. Tem versão para Wii, a o game tem algumas diferenças, mas é também nesse mesmo estilo de tocar bolinhas na tela, o que com o remote de Wii é um tanto mais chato.  

Vocês gostam de algum desses jogos? Deixem nos comentários!

Comentários

  1. oi tary se nao for pedir d+ eu queria que vc fizesse uma post sobe a serie de jogos de nitendo ds imagine me ajudaria muito

    ResponderExcluir
  2. Oi Vi, então posso sim fazer um post sobre a Imagine, mas demorarei um pouco pois quero jogar cada um para ver como é ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário