Dewey, Um Gato Entre Livros


A rotina da pacata cidade de Spencer, Yowa, Estados Unidos, se transforma após Dewey, um gato, ser encontrado na Biblioteca Pública. A diretora da Biblioteca, que achou o gatinho na caixa de devolução, resolve contar a história e lança o livro, Dewey, um gato entre livros. O livro escrito por Vicki Myron, com colaboração de Bret Witte é a história real de um gato que fez da biblioteca - e da cidade de Spencer- sua casa e de seus habitantes, os melhores amigos.

Com lançamento mundial e simultâneo no Brasil pela Editora Globo, Dewey, um gato entre livros, é o exemplo de como um felino pode trazer alegria, amor e vida a uma população que, até sua chegada, parecia apática.
Quando foi encontrado, Dewey, já dava sinais de sua gratidão para com aqueles que o acolheram. Mesmo com as quatro patas feridas - pelo frio, o que lhe causou seqüelas - o gato olhou cada pessoa nos olhos, ronronou e acariciou as mãos. "Era como se ele quisesse agradecer pessoalmente a todos que conhecia por salva-lhe a vida" , diz a autora e diretora da Biblioteca Pública de Spencer, no livro.
A cada dia, Dewey foi sendo apresentado aos freqüentadores da Biblioteca. Até que uma matéria na primeira página do principal jornal da cidade, de 10 mil habitantes, sob o título: "Perfeito acréscimo ronronante à Biblioteca de Spencer", gerou polêmica entre a população local. Houve quem dissesse que a presença do gato era prejudicial à saúde e outros comemoraram com grande exaltação, como as crianças e os amantes de gato.
Mas, com o tempo todos se renderam ao charme e carisma de Dewey. Até o menino alérgico, que preocupava a mãe, voltou e com ela: enquanto ele filmava o gato, a mãe o fotografava. Desfilando entre as prateleiras, Dewey se tornou uma celebridade e conquistou o carinho da população de Spencer. Todos têm certeza de que Dewey ama todos do seu convívio.
Senhores só liam jornal quando Dewey estava sentado no colo, crianças só liam livros quando o gato estava próximo delas e, assim, a Biblioteca Pública de Spencer se tornou o ponto de encontro dos moradores. Todos queriam fazer doações para os cuidados com o gato e até o Conselho Municipal se encantou com o charme de Dewey.
Segundo a autora Dewey revolucionou a vida de todos os moradores e também o progresso da cidade. " Em 1988, quando o Dewey chegou, era inverno e parecia que a nossa cidade estava triste. Mas, com o passar do tempo percebemos que a cidade se encheu de alegria e que Dewey inspirou até o progresso da cidade".

Resenha por Sinopse do Livro

Amei o livro. O modo como Dewey conquistou seu espaço foi inacreditavel, seu jeito de agir com as pessoas, a simpatia, a compreensão, a amizade, é uma história linda e emocionante. Vicki Myron também é uma pessoa incrivel, lutou durante sua vida e sempre venceu superando dificuldades, é uma mulher muito forte e admiravel e sua amizade com o gato é de encartar qualquer um. Muitos reclamaram deste livro pelo fato de narrar bastante sobre a vida de Vicki e os acontecimentos da cidade, eu achei super legal, pois mostra que a vida dela não era apenas, 100% voltada ao gato, e conhecendo bem a vida deles antes, fica até melhor de imaginar o quão grande foi a importancia do gato para eles. Chorei no final claro, é um livro que sempre vou levar como um dos meus favoritos.

De certa forma, minha gata, Preta, lembra um pouco o Dewey. Quando comecei a trabalhar na secretaria da escola de ballet da minha mãe, como a escola é diretamente ligada a nossa casa e minha gata vive comigo e com a Thamara, ela começou a ficar lá conosco. Depois de um tempo ela até entrava lá, não se sabe como, e ficava dormindo mesmo sem a gente por perto. Ela sempre fica perto das pessoas, deixa elas fazer carinho, pula no colo delas. Comecei a usar chama-la de "Preta, uma Gata Entre Sapatilhas" e dei um sobrenome: "Preta Domore Pique", em' homenagem' ao Dewey.

Curiosidade


Depois de um tempo, acho que devido as reclamações, Vicki lançou um outro livro contendo histórias sobre Dewey.
As Nove Vidas de Dewey.
Que por enquanto está na minha lista de "Vou ler"
















Tary Belmont

Comentários