[Dança] Artes Circenses: Tecido, Trapézio e Lira

Ano passado começei a fazer aula de tecido, trapézio e lira no CAJUV de São Bernardo do Campo. Hoje vou falar um pouco destas artes para voces. (e mostrar umas fotos também rs)

Existem diversas atrações nos circos, magicas, numeros de clow(palhaços), malabarismos, numeros de bambolê, mas sem duvda os mais atrativos são os acrobaticos aereas e em solo, como mastro chinês, pole dance, tecido acrobatico, trapezios, liras, solos dentre outros. Eu pratico Tecido Acrobático, Lira e Trapézio  Fixo, todas aereas.

Tecido Acrobatico:

O mais conhecido dos aparelhos e o de mais facil acesso, muitas academias e escolas possuem aulas de tecido. Além de circo também é apresentado em teatros, academias e até boates pela sua facil montagem e preço mais acessivel. A sua origem é incerta mas aparentemente foi na china a 600 d.C. quando bailarinos chineses apresentavam para imperadores. Por volta dos Anos 80 na França foram feitos varios experimentos para decidir o melhor material, o pano usado é liganete, e sua elasticidade varia de acordo com o nivel dos acrobatas (quanto mais elastico mais dificil). Costuma ser pendurado a partir de 4 metros de altura e amarrado de forma que fiquem dois panos soltos. Possui uma variação chamada Gota, cujo sua extremidade é amarrada formando uma especie de balanço.




 Trapézio Fixo: (meu favorito)

Aparentemente também foi desenvolvido a partir da China antiga, na epoca de regimes onde as pessoas usavam cordas para escapar. Não se sabe quando foi introduzida no circo, mas é uma das modalidades mais antigas de arte circense. Consiste em uma barra de ferro pequena amarrada por duas cordas formando um "balanço". Este tipo é parado, não usando o recurso do balanço, o mais usado nos circos é o Trapézio de Balanço.




Lira:
Bom, não achei nenhum lugar dando uma descrição especifica sobre a Lira, sua origem ou algo do genero. Consiste basicamente em uma arco/bambolê de ferro segurado por uma corda. Muitos dos seus movimentos são semelhantes ao do trapezio. (e partircularmente acho que é o mais lindo em duo)

Começei faz uns 5 meses, mas fiquei viciada rapidinho XD, Sou iniciante ainda e não sei muita coisa, as fotos do tecido por exemplo foram bem no comecinho e estão cheias de errinhos. Mas vamos que vamos, hoje voltam os treinos e estou louca pra treinar *___*

Comentários

  1. Taari você é incrível *----------*

    ResponderExcluir
  2. Tari lindaaaa,
    Quero começar a fazer aulas de lira. Qual o contato da escola que você faz??? Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil perdões pela demora. O comentário acabou passando despercebido, o sistema de notificações do blogger é meio ruim. Mas Fazia no CAJUV de São Bernado do Campo!

      Bites!

      Excluir

Postar um comentário