[Dança] Dia 25 de Maio: Dia do Sapateado


   O sapateado é um dos tipos de dança mais famosos e impressionantes e exige grande habilidade de pés e ritmo, o principal elemento são os sapatos que costumam possuir chapas de ferro, madeira ou moedas nas solas. É uma das principais danças dos Estados Unidos. Não se sabe ao certo a origem dessa arte, aparentemente surgiu em vários lugares de maneira diferenciada.   
    Na Irlanda, surgiu no século V, quando os camponeses usavam sapatos de madeira para aquecer os pés e começaram a brincar com o barulho dos sapatos, dando origem ao Irish Tap, o Sapateado Irlandês. O sapateado irlandês possui placas de madeira e consiste apenas em movimentos dos pés, com o tronco e braços rígidos. 
   Na Inglaterra surgiu durante a Revolução Industrial, quando os operários usavam tamancos para proteger os pés do solo quente e no intervalo faziam disputas onde quem fizesse os movimentos de pés mais elaborados e com mais barulhos era o vencedor. Mais tarde os tamancos foram substituídos  por sapatos de couro com moedas de cobre nas solas. 
   Também há outra influência muito mais antiga, das danças Africanas praticadas por escravos nas suas poucas horas vagas, que possuiam movimentos de pés descalços e percussão corporal, os até seus próprios senhores ficavam  impressionados com as danças e os usavam para entretenimento. 
   No século XX nos Estados Unidos surgiram vários estilos de dança e musica semelhantes e com a chegada dos africanos e dos europeus, houve uma grande mistura das danças com o estilo musical estadunidense da época e foram adicionados aos sapatos chapas de ferro que deixavam os som mais limpo. Deu seu pulo na década de 20 com o musical “Shuffle Along”  revolucionando os palcos da Broadway, até meados da década de 40, o sapateado era uma febre, com grandes apresentações por todo os Estados Unidos. Desde então foram criados vários espetáculos e filmes como o famoso “Dançando na Chuva” e a coletânea de filmes de Fred Astaire, o maior sapateador do mundo.  
   O sapateado vem sendo mudado ao longo do tempo, sempre sendo adicionado ao estilo de cada dançarino e passado de geração a geração, sempre sendo lembrado de todas as formas até satíricas na mídia e com grandes espetáculos e filmes. 
Tarsila Thomé Ramos, 2011



   O Sapateado, apesar de estar um pouco enferrujada, sempre foi meu estilo de dança preferido e meu melhor. Não tenho muito o que fazer para comemorar hoje então farei um poste simples. Este texto fiz ano passado para uma atividade de Portugues, e queria poder fazer minha monografia sobre, mas não será possível.

   Postarei aqui dois videos dos meus favoritos:

Sapaeado Irlandês vs Sapateado Americano por River Dance, o maior grupo de sapateado do mundo.


   Apresentação solo de Filipe Sampaio, dançarino do grupo Banana Broadway de Campinas, em Joinville em 2010, bicampeão do Festival, definitivamente melhor sapateado do Brasil.

Comentários

  1. Tary veja o desenho que eu fiz para vc http://diariosecretodeumaroqueira.blogspot.com.br/2012/06/desenho-sapatilha-de-balededicatoria.html
    =]

    ResponderExcluir

Postar um comentário